Ação social nas Casas Lares Bethel

    

 Os adolescentes da unidade de Sorocaba das Casas Lares Bethel têm a oportunidade de mergulhar no mundo da Ciência por meio do PFC. Eles participam das mesmas atividades dos núcleos escolares, com atenção especial para que consigam vencer seus desafios.

Público: jovens que cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 12 e 15 anos. 
Período de realização: nos dois semestres do ano, desde 2015, quando a parceria foi firmada.

  • Ciência em 3 minutos

        

    Alunos da graduação em Biologia da Ufscar produzem vídeos sobre temas científicos, voluntariamente. São três minutos de conteúdo apresentado em forma de desenhos, que servem de material de apoio para os aprendizados.

    Público: alunos conveniados ao PFC e público em geral, com foco para os jovens do Ensino Fundamental. 
    Período de realização: desde o final de 2015 até agora.

  • Clubes de Ciência

        

    Depois de participarem das atividades do primeiro semestre do ano, os alunos do PFC estão preparados para mergulharem mais fundo no mundo das pesquisas. É quando eles formam os “Clubes de Ciência”, pequenos grupos para que estudem juntos, façam experimentos e troquem informações. Esse grupo também prepara um projeto final, a ser apresentado no Encontro Regional de Futuros Cientistas, em dezembro, que concorre a prêmios. Os jovens fazem anotações durante o semestre em seus Cadernos de Bordo, que funciona como um diário do cientista, onde eles anotam os caminhos que percorreram para realizar suas descobertas.

    Público: todos os alunos conveniados ao Programa, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com idade entre 12 e 18 anos. 
    Período de realização: sempre no segundo semestre, desde 2011.

  • Concurso de Redação

        

    Essa é a primeira atividade que os alunos participam no ano. Para fazer os contos, eles precisam desenvolver a linguagem escrita, a capacidade de interpretação, criatividade, senso crítico, além de terem que pesquisar para incluir elementos científicos nas aventuras narrativas. É um estímulo para que eles desenvolvam essas habilidades tão necessárias para a vida de um pesquisador.

    Público: todos os alunos conveniados ao Programa, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com idade entre 12 e 18 anos. 
    Período de realização: duas edições por ano, uma em cada semestre, desde 2015.

  • Cursinho Talentos do Futuro

        

    Para que os alunos do PFC tivessem melhores condições de se preparar para o Vestibular, o programa fez uma parceria com o Colégio Objetivo de Sorocaba, que cedeu espaço para aulas e material didático, para a realização do Cursinho Talentos do Futuro. Neste ano não haverá o cursinho e sim bolsas para participantes do programa Futuro Cientista em cursinhos locais. 
        Os professores eram alunos do último ano de graduação e alunos do Mestrado da Ufscar, que deram aulas voluntárias: 

    • Thaís Cruz (Português)
    • Clarissa de Oliveira (Biologia)
    • Caio Gnecco (Matemática)
    • Marcos Moraes (História)
    • Tiago Martins (História)
    • Thaís Rodrigues (Geografia)
    • Danielle Gottardi (Química)
    • Eduardo Reis (Física)
    • César Lopes de Oliveira Gregório (Inglês)

    Público: alunos conveniados ao PFC que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. 
    Período de realização: Por enquanto apenas no ano de 2015.

  • Encontro Regional de Futuros Cientistas

        

     Esse é o grande evento do PFC, onde os resultados de um ano inteiro de trabalho são apresentados, tal como em uma feira de ciências. É um dia que os alunos de todos os Núcleos de Desenvolvimento Científico (NDCs), de todas as cidades participantes, compartilham suas descobertas, além de serem avaliados por profissionais para concorrerem aos prêmios finais. 
        Neste dia são premiados os melhores projetos científicos, divididos por etapas de ensino e cidades; e também os melhores textos do Concurso Literario e as maiores pontuações da Maratona do Conhecimento.

    Público: todos os alunos conveniados ao Programa, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com idade entre 12 e 18 anos. 
    Período de realização: um evento no final de cada ano, desde 2011.

  • Escola Preparatória para Futuros Cientistas

        

     Durante um dia inteiro, os alunos do programa participam de palestras, mini-cursos, oficinas e desafios. Tudo para se prepararem para as descobertas do segundo semestre do PFC nos clubes de ciências, quando se reúnem para elaborar um projeto a ser apresentado no final do ano, produto de pesquisa e exploração científica. O objetivo da Escola Preparatória é justamente dar as ferramentas necessárias para essa atividade, como, por exemplo, por meio do Manual do Cientista, além de orientações sobre como escrever relatórios. O evento também têm a função de alimentar nos estudantes a sede por novos conhecimentos e a certeza de que todos são capazes de serem pesquisadores de verdade.

    Público: todos os alunos conveniados ao Programa, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com idade entre 12 e 18 anos. 
    Período de realização: um evento por ano, sempre em agosto, desde 2014.

  • Maratona do Conhecimento

        

     O desafio dos estudantes nesta atividade é alimentar a mente com conhecimentos das diferentes áreas, como história, geografia, ciência e tecnologia e português, assuntos das questões de duas provas aplicadas durante o ano. Além disso, os alunos são estimulados ao aprendizado contínuo, já que as notas na escola são parte da pontuação no ranking da Maratona. Para os alunos do Ensino Fundamental são 20 questões a serem respondidas em cada prova, subindo para 35 perguntas para os estudantes do Ensino Médio.

    Público: todos os alunos conveniados ao Programa, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com idade entre 12 e 18 anos. 
    Período de realização: duas edições por ano, uma em cada semestre, desde 2015. Na primeira fase há um ranking parcial, e a premiação final é no final do ano, durante o Encontro Regional de Futuros Cientistas.

  • Conheça nossos Parceiros